AudiçãoActiva

Telefone AudicaoActiva

Anatomia do ouvido

Saiba como funciona a audição e o seu ouvido. Compreenda melhor as razões da perda auditiva. Conheça as soluções para melhorar a sua audição.

O ouvido externo:

O ouvido externo é constituído pela parte visível da nossa orelha (a aurícula) e pelo canal do ouvido. Aquilo a que chamamos de “ruídos” são na verdade apenas “ondas sonoras”, transmitidas pelo ar. Estas ondas sonoras são recolhidas e guiadas através do canal auditivo até ao tímpano. O tímpano é uma membrana circular flexível, que vibra quando é atingido por ondas sonoras.

O ouvido médio:

O ouvido médio é um espaço cheio de ar, separado do ouvido externo pelo tímpano. No ouvido médio encontram-se três ossos minúsculos: martelo, bigorna e estribo, conhecidos coletivamente como os ossículos. Estes formam uma ponte, do tímpano para o ouvido interno. Os ossículos também vibram, em resposta aos movimentos do tímpano e, ao fazê-lo, amplificam e retransmitem o som para o ouvido interno, através da janela oval.

O ouvido interno:

O ouvido interno, ou tecnicamente a cóclea, é semelhante, na sua forma, à concha de um caracol. Contém várias membranas preenchidas com fluidos. Quando os pequenos ossos do ouvido (ossículos) conduzem os sons para a janela oval, o líquido começa a mover-se, estimulando assim as células nervosas de audição (células ciliadas) dentro da cóclea. Estas células ciliadas enviam impulsos elétricos através do nervo auditivo até ao cérebro, onde serão interpretados como som.

  • Tipos de perda auditiva
    Tipos de perda auditiva

    Existem vários tipos de perda auditiva e diferentes soluções para cada caso.

    QUERO SABER MAIS INFORMAÇÕES
  • Perda auditiva
    Perda auditiva

    A perda auditiva é imprevisível e pode ocorrer em qualquer idade. É gradual e ocorre, muitas vezes, sem desconforto ou dor.

    QUERO SABER MAIS INFORMAÇÕES
  • Anatomia do ouvido
    Anatomia do ouvido

    O funcionamento do seu ouvido e a perda de audição.

    QUERO SABER MAIS INFORMAÇÕES
  • Tinnitus
    Tinnitus

    Tinnitus trata-se de um tilintar, tocar ou assobiar que é sentido em um ou ambos os ouvidos.

    E, na verdade, não se trata, de todo, dos seus ouvidos. O problema está no seu cérebro.

    QUERO SABER MAIS INFORMAÇÕES

Artigos populares

  • Qua.
    Jul.
    05
    2017
    Lojas AudiçãoActiva
    Visite-nos numa das lojas especializadas em aparelhos auditivos para saber como pode resolver a sua perda auditiva. É grátis.
  • Seg.
    Nov.
    14
    2016
    Aparelhos auditivos digitais
    Os aparelhos auditivos digitais são praticamente invisíveis e vão melhorar a sua audição e qualidade de vida. Experimente gratuitamente.
  • Seg.
    Set.
    05
    2016
    Contacte-nos
    Tem dúvidas e perguntas sobre aparelhos auditivos? Use o formulário de contacto e o nosso especialista de audição responde.