AudiçãoActiva

Telefone AudicaoActiva

O que é Tinnitus?

Tinnitus trata-se de um tilintar, tocar, assobiar ou zumbido que é sentido em um ou ambos os ouvidos. E, na verdade, não se trata, de todo, dos seus ouvidos. O problema está no seu cérebro. 

Estima-se que 1 em cada 100 pessoas sofram de tinnitus, que persiste, na maioria do tempo, afetando seriamente a sua qualidade de vida.

O que devo fazer se sofrer de Tinnitus?

A primeira coisa a fazer é consultar o seu médico de família, que irá verificar se há algo a bloquear o canal auditivo, tal como cera. O seu médico irá perguntar-lhe sobre a sua saúde, condições médicas e medicação, para saber se há alguma condição subjacente a causar o tinnitus.

Se o seu médico não for capaz de encontrar qualquer condição médica responsável pelo tinnitus, o próximo passo será consultar um audiologista qualificado, que irá testar a sua audição, para determinar se existe alguma perda auditiva e avaliar o seu tinnitus.

Em alguns casos de Tinnitus, o uso de um determiando tipo de aparelho auditivo com as configurações e programações correctas podem aliviar a sensação de desconforto gerada pelo zumbido constante. Na AudiçãoActiva, oferecemos demonstrações gratuitas destes aparelhos auditivos para que possa sentir por si mesmo se existe de facto alguma melhoria. Pode fazer uma marcação sem qualquer compromisso. Contacte-nos para saber mais informações.

Existem tratamentos que me podem ajudar?

Infelizmente, não existe atualmente qualquer “cura” para o tinnitus, e alguns relatos de pacientes revelam que este pode aparecer e desaparecer por iniciativa própria. No entanto, existem várias opções que podem ajudar a aliviar o tinnitus e a melhorar a sua qualidade de vida.

Relaxe – existem estudos que mostram que o stress e os níveis elevados de ansiedade podem causar ou piorar o tinnitus. Um estilo de vida mais descontraído pode muitas vezes ajudar a aliviar os sintomas do tinnitus, embora seja mais fácil dizer do que fazer.

Aconselhamento – tinnitus pode fazer com que as pessoas se sintam isoladas e até causar depressão. Falar com uma terapeuta da audição qualificada ou aderir a um Grupo de Apoio do Tinnitus pode, por vezes, ajudar com a sua situação.

Terapia de Som – Dependendo do indivíduo, a terapia de som tem vindo a tornar-se um método popular no alívio do tinnitus. Os indivíduos que não sofram de perda de audição podem achar que um dispositivo de disfarce do tinnitus melhorará a sua situação; no fundo, isto distrai o individuo do tinnitus, introduzindo um ruido diferente no canal do ouvido. Se o individuo sofre de perda auditiva, bem como de tinnitus, um aparelho auditivo poderá ajudar a sua situação. A utilização de um aparelho auditivo adaptado para controlar cuidadosamente os níveis de som externos pode facilitar a sua capacidade de audição. Quanto melhor conseguir ouvir, menos irá notar o seu tinnitus.

Porque é que tenho este ruído nos meus ouvidos?

Na cóclea, milhares de células ciliadas são colocadas em movimento e o som é convertido em sinais elétricos que viajam ao longo do nervo auditivo até ao tronco encefálico, para um posterior processamento. O córtex auditivo primário é a região do cérebro responsável pelo processamento da informação auditiva (som).

“O tinnitus é provavelmente desencadeado pela atividade aleatória no córtex auditivo”. “Pode ser causado por trauma induzido pelo ruído, por reações alérgicas e por vezes por medicação forte.”

Qual é a causa do Tinnitus?

O tinnitus não é uma doença, mas sim uma condição que pode resultar de uma ampla gama de causas subjacentes, incluindo danos neurológicos, infeções do ouvido, objetos estranhos no ouvido, alergias nasais que evitam (ou causam) a drenagem de fluidos ou algo tão simples como a acumulação de cera.

O tinnitus é muitas vezes o primeiro sinal de perda auditiva em pessoas mais velhas. Pode também ser um efeito colateral da medicação. Existem mais de 200 medicamentos que podem causar tinnitus quando se inicia ou interrompe a sua toma.

No entanto, a causa mais comum de tinnitus é a perda auditiva induzida pelo ruído. As pessoas que trabalham em ambientes ruidosos, tais como trabalhadores em fábricas ou da construção civil e rodoviária, ou até mesmo músicos – podem desenvolver tinnitus ao longo do tempo, quando a exposição ao ruído danifica as pequenas células ciliadas sensoriais no ouvido interno que ajudam a transmitir o som ao cérebro.

Mesmo com todas estas condições e causas associadas, algumas pessoas desenvolvem tinnitus sem nenhum motivo aparente. Na maioria das vezes, o tinnitus não é sinal de um problema grave de saúde, embora se se revelar demasiado alto ou permanente, possa causar fadiga, depressão, ansiedade e problemas de memória e concentração. Para alguns, o tinnitus pode ser uma fonte de verdadeira angústia mental e emocional.

  • Tinnitus
    Tinnitus

    Tinnitus trata-se de um tilintar, tocar ou assobiar que é sentido em um ou ambos os ouvidos.

    E, na verdade, não se trata, de todo, dos seus ouvidos. O problema está no seu cérebro.

    QUERO SABER MAIS INFORMAÇÕES
  • Anatomia do ouvido
    Anatomia do ouvido

    O funcionamento do seu ouvido e a perda de audição.

    QUERO SABER MAIS INFORMAÇÕES
  • Perda auditiva
    Perda auditiva

    A perda auditiva é imprevisível e pode ocorrer em qualquer idade. É gradual e ocorre, muitas vezes, sem desconforto ou dor.

    QUERO SABER MAIS INFORMAÇÕES
  • Tipos de perda auditiva
    Tipos de perda auditiva

    Existem vários tipos de perda auditiva e diferentes soluções para cada caso.

    QUERO SABER MAIS INFORMAÇÕES

Artigos populares

  • Seg.
    Nov.
    14
    2016
    Aparelhos auditivos digitais
    Os aparelhos auditivos digitais são praticamente invisíveis e vão melhorar a sua audição e qualidade de vida. Experimente gratuitamente.
  • Qua.
    Jul.
    05
    2017
    Lojas AudiçãoActiva
    Visite-nos numa das lojas especializadas em aparelhos auditivos para saber como pode resolver a sua perda auditiva. É grátis.
  • Seg.
    Set.
    05
    2016
    Contacte-nos
    Tem dúvidas e perguntas sobre aparelhos auditivos? Use o formulário de contacto e o nosso especialista de audição responde.